23 de janeiro de 2024

Mentira: Vídeo que Lula teria atacado negros foi manipulado

Vídeo desmentindo as mentiras sobre Lula | Arte: Lagoa Petista

Chegou até nós um vídeo editado, postado no grupo Rádio Dourada FM (WhatsApp), onde o presidente Lula diz que apenas 35% do povo brasileiro merece comer e viajar e "o resto que se lasque". Logo em seguida aparece em outra parte onde Lula diz que os negros no Brasil foram libertados para "virarem vagabundos". 

A fala foi tirada do contexto (veja abaixo). O vídeo é um recorte de uma entrevista dada ao site DCM, em abril de 2022, onde Lula defende o contrário (a entrevista tem mais de 1 hora de duração e está no canal do presidente no youtube). Ele critica uma elite rica que pensa dessa forma, e recomenda que todos nós deveríamos nos indignar e lutar contra isso. 

Veja o que realmente Lula falou:

“Aqui no Brasil tem uma classe que é originária do escravagismo neste país, que ela acha que é o seguinte: só tem que ter 35% da população deste país que come, que viaja, que vai para Miami, que vai para Bariloche, que vai ver museu na Europa, vai ver museu nos Estados Unidos. O restante tem que se lascar. É assim. Desde a Proclamação da República, desde o fim da escravidão, eles pensam assim”, diz.

“Os negros não foram libertados para virar cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos. É assim que a elite tratava eles e continua tratando até hoje”.

Assista o trecho original:


Lagoa Dourada, 23 de Janeiro de 2024 
PT - Diretório Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário