31 de janeiro de 2020

Lagoa Dourada: Capital do Rocambole

Agora é oficial: de autoria de deputado petista - Lagoa Dourada-MG recebe o título de capital estadual do Rocambole! 

Parabéns Lagoa Dourada | Foto: José Venâncio
O título, que já era unanimidade entre moradores e visitantes, foi concedido pelo projeto de lei 4.871/2017, de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionada pelo governador do Estado como lei 23.509/2019.

Segundo a justificativa do projeto - que deu à cidade o título de capital mineira do Rocambole - a cultura da comercialização de rocambole no município já perdura desde meados do século passado, consolidando o doce como símbolo da cidade. 


Por integrar o circuito da Estrada Real, que corta o município, Lagoa Dourada recebe significativo fluxo de turistas, o que contribuiu para a divulgação da qualidade dos rocamboles e para o reconhecimento nacional do produto local, afirma o documento. 

Além disso, a Festa do Rocambole, com várias edições, celebra a importância do alimento para a economia e cultura da cidade, destacando o grande número de estabelecimentos comerciais e produtores locais que geram renda e emprego para o povo de Lagoa Dourada. 

Pelo exposto acima, evidencia-se a necessidade de reconhecer a tradição e importância do rocambole para a cidade, concedendo o título de Capital Mineira do Rocambole.
Com informações do Jornal das Lages e site da ALMG. 

Um comentário:

  1. Isso aí, promovam mesmo a cultura local, ela é essencial p valorização da identidade de vcs e promove o turismo, e assim por conseguinte o comércio. Parabéns!

    ResponderExcluir