Lula vence em Lagoa Dourada | Arte: Lagoa Petista |
Militantes, simpatizantes e amigos do PT; filiados a outros partidos (inclusive vereadores); trabalhadores, educadores, jovens; homens e mulheres lagoenses que votaram e fizeram campanha para Lula e para o PT, nosso muito obrigado!
Também agradecemos as centenas de votos nos deputados do nosso partido no 1º turno (2 de outubro). Cabe ressaltar que os deputados que fizemos campanha (Reginaldo Lopes - Federal e Cristiano - Estadual) ficaram entre os mais votados na cidade.
O líder da bancada do PT, @ReginaldoLopes da nossa querida Minas Gerais, foi reeleito e nossa cidade fez parte disso. Tbm @cristianominas , presidente do PT Minas foi o 3o mais votado aqui.
— PT - Lagoa Dourada (MG) (@PTLagoaDourada) October 4, 2022
Estamos vivos, estamos juntos 🫶🤛🇧🇷 pic.twitter.com/hdHU9epAW5
Virada histórica
Bolsonaro, em 2018, tinha ganho em lagoa Dourada, no 1º turno, 45,78 % dos votos válidos contra 23,99% de Fernando Haddad e no 2º turno, 58,35% contra 41,65% do candidato petista. Depois de quatro anos, o candidato do PT, praticamente dobou seu eleitorado (saiu de 23,99% em 2018 para 47,31% em 2022). Foram 3.756 votos para Lula no 1º turno. Do outro lado houve uma queda de mais ou menos de 2% (Bolsonaro que teve de 45,78% em 2028 caiu 43,66% em 2022).
♡ 🗳 Que orgulho de nossa cidade, de nossa militância!
— PT - Lagoa Dourada (MG) (@PTLagoaDourada) October 4, 2022
Em Lagoa Dourada, Minas Gerais, viramos o jogo de 2018 e Lula venceu🎉
Parabéns, companheiros mineiros pela força, pela resistência, pela luta 💪
Estamos juntos e vivos 🤝❤️🚩 pic.twitter.com/UvGcVSLCwo
No 2º turno, com apoio das máquinas: estadual (Zema), municipal (Ronald) e privada (agronegócio) a vantagem de quase 5% de Lula caiu para 0,5%. Lula obteve no dia 30 de outubro 50,05% dos votos. A vitória, embora apertada, foi significativa.
Mudança do eleitorado
O principal motivo para mudar foi a vivência na época do governo Bolsonaro: aumento dos preços de alimentos e combustíveis (inflação), piora nos serviços públicos, principalmente os de saúde e o descaso de Bolsonaro no trato da pandemia e de suas vítimas. No fundo os lagoenses perceberam que com Bolsonaro os salários não tiveram aumento real, a renda caiu, apesar dos auxílios, e o presidente não cumpriu muitas das promessas de campanha.
Dessa forma a maioria dos eleitores de Lagoa Dourada votaram em Lula para um terceiro mandato, entendendo que o petista tem as melhores propostas para melhorar a vida do povo brasileiro.
[que ocorreu no sábado, um dia antes da vitória do 2º turno]